Municípios da AMOP se destacam em ranking de transparência
Municípios da AMOP se destacam em ranking de transparência
Publicado em 16/11/2023 15:27
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná divulgou nesta semana o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023 que avaliou 768 portais municipais, sendo 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores.
As prefeituras paranaenses atingiram um índice médio de 75,33%, enquanto as câmaras municipais chegaram a 71,97%.
Entre as primeiras colocadas do ranking, três cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná se destacaram. Em sexto lugar, aparece o município de Maripá, que alcançou 98,14% do ITP, e teve grande resultado.
Na sequência, Foz do Iguaçu, com 97,97%, e São Miguel do Iguaçu, com 97,40%, conquistaram o sétimo e oitavo lugar, respectivamente, no índice de transparência.
Entre os 50 primeiros colocados do ranking ainda estão outros municípios da AMOP, como Guaíra (13°), Matelândia (40°) e Ouro Verde do Oeste (48°).
Apenas 67 cidades conquistaram o selo Diamante, fornecido pelo TCE-PR, nível máximo de transparência, com 100% dos critérios essenciais atendidos.
O índice tem o objetivo de incentivar a adoção de boas práticas de transparência pública. No Executivo, foram avaliados dezenove eixos da administração pública, entre eles obras, receita, despesa, recursos humanos, processos de compras públicas, saúde, educação, planejamento, acessibilidade entre outros.
A AMOP parabeniza e se orgulha do trabalho realizado por seus prefeitos, vices e todos que se dedicam ao desenvolvimento regional e priorizam a transparência como elo fundamental na gestão pública.
por Comunicação AMOP